KICK-OFF LPFA XVI
- PT Football

- há 2 dias
- 4 min de leitura
Este Sábado inicia-se a 16ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano
Os Lisboa Devils são os campeões em título. Conquistaram o seu quinto título e também o bicampeonato em 2025. À entrada para mais uma LPFA os Devils apresentam-se como a equipa mais bem sucedida de Portugal.
Não estamos esquecidos dos hexacampeões Lisboa Navigators, e do seu extraordinário registo dos seis títulos de campão consecutivos, obtidos na génese do futebol americano português, mas a verdade é que os tempos são outros. Desde há algumas épocas que a LPFA têm sido um livro em branco, não escrito antecipadamente, sendo as equipas que semana após semana têm a caneta que escreve as páginas dessa história.
Tivemos a realização de jogos de pre-época, que pouco ou nada valem para avaliar a real capacidade das equipas. Ao invés do mal amado Torneio Fundadores, em que a disputa de um troféu estava em causa, e que condicionavam as equipas técnicas em realmente dar aqueles minutos preciosos aos seus rookies, desta feita pode realmente ser all-out. O positivo destes encontros, ao invés dos também anteriormente combinados scrimmages entre equipas, é dar a real sensação de jogo a todos os envolvidos.
Sabemos que o playbook é escondido e que as equipas não revelam todos os seus trunfos. O receio de lesões é obviamente um fator que limita o tempo e ações dos jogadores, o que tudo somado faz com que não se deva considerar o resultado como meio de avaliação do potencial coletivo.
Assim, sábado abre-se mais um livro em branco, em que nenhum de nós conhece o final
A pergunta que se põe, é o que é cada equipa ambiciona, e qual o seu objetivo desportivo. Já conhecemos as frases "entramos sempre para ganhar", "pensamos jogo a jogo" ou isto é futebol americano, e tudo pode acontecer". Apesar de estar a dizer que é um livro em branco o desporto, e a vida, não se faz de lirismos e romantismos. Todos os individuos e equipas na LPFA têm, ou devem de ter, um objetivo pessoal e colectivo para a sua época. Não sei quais são os objetivos de cada um desses atletas e técnicos, ou das suas ambições colectivas, mas vou deixar aqui algumas ideias do que essas equipas podem, e até devem, de estabelecer
LISBOA DEVILS
Conquistando o segundo bicampeonato da sua história, e alcançando o seu quinto título de campeão, os Devils claramente que devem de apontar para atingir o tri. Para além dos Navigators na sua sequência dos seis títulos, nenhuma outra equipa conseguiu conquistar mais do que dois títulos consecutivos. Os Devils podem solidificar a sua posição na história tornando-se, na equipa com mais títulos em Portugal, se ainda somarmos uma Taça Fundadores.
Side quest: renovar os seus playmakers, aumentando a profundidade do seu roster
CASCAIS CRUSADERS
Quando conquistaram o seu bicampeonato em 2023 alguns, eu incluído, alvitramos uma dinastia imparável da conquista de mais títulos. Não foi essa a realidade. Os Crusaders, participantes desde a primeira edição da LPFA, almejam o título que a sua qualidade de jogo e dos seus jogadores promete. Manter o ritmo que impõem na fase regular até aos playoffs será a chave para o sucesso.
Side quest: melhorar a sua defensive line e o run contain
LISBOA NAVIGATORS
Os tempos mais sombrios já passaram. Os Navigators apresentaram-se frágeis durante algumas épocas em ressaca do sucesso estrondoso do inicio, mas souberam renovar-se. Uma equipa que pode realmente vencer qualquer jogo, mas que tantas vezes fica do lado da derrota por uma posse de bola. Conquistar um título é simplesmente demasiado ambicioso esta época, mas chegar à Final é um objetivo
Side quest: melhorar o passing game e consolidar o starting QB
BRAGA WARRIORS
"De promessas está o inferno cheio", diz o ditado popular. Os Warriors já surpreenderam, já desiludiram, já encantaram, agora querem vencer! Equipa que revela muita vitalidade, com roster preenchido em números, experiência e qualidade individual. Podem ambicionar o título de campeão? Não. Enquanto tiverem estas equipas dos Devils e dos Crusaders vão simplesmente ter que esperar a sua vez. Podem claramente chegar à Final da LPFA, e depois o destino faz o seu trabalho.
Side quest: aumentar a dissimulação no seu jogo ofensivo, no more plain plays!
SALGUEIROS RENEGADES
Batalha do norte e afins já é pouco. Uma das equipas que revela ser das mais bem organizadas da LPFA começa a ficar frustrada por ficar aquém ano após ano. O objetivo tem de ser afirmarem-se como playoff team.
Side quest: meter jogadores a disputar os lugares no lineup, a começar pelo lugar de QB.
MAIA MUTTS
Que equipa! Que atitude! São muitos os que anualmente afirmam que os Mutts vão acabar, mas aí estão eles. Conseguir manter um bom nível de jogo durante do apito final ao inicial não é tarefa fácil quando se joga na offense e defense, e com o reduzido número de jogadores, é o que tem acontecido. Os Mutts devem de estabelecer como objetivo esta época alcançar três vitórias, dando prioridade a preparação dos jogos contra os adversários teoricamente mais acessíveis.
Side quest: aumentar os efetivos no roster
LISBOA BULLDOGS
Neste momento já não há expetativa que os Bulldogs venham revolucionar o futebol americano em Portugal. É altura de pôr os pés na terra e olhar em frente. Rasgos de genialidade já mostraram, mas agora é altura de traçar um simples objetivo, alcançar duas vitórias na LPFA
Side quest: fugir do último lugar da classificação da época regular
Sinto a excitação de quem vai começar a ler um novo livro, uma história com suspense, drama e plot twists. O final ainda não foi escrito!
Ricardo Martins
PT Football






Comentários